QUANDO A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE APENAS LER

Mesmo com tanta tecnologia, continuamos lendo. Isso mesmo, lemos constantemente e nem percebemos. Lemos as mensagens do aplicativo, os posts das redes sociais, durante os filmes legendados, as notícias dos portais jornalísticos. Portanto, nem tem como a pessoa alegar que não gosta de ler, não é mesmo? De alguma forma, essa pessoa está lendo.

É claro que, quando comentamos sobre a leitura, automaticamente, as pessoas associam ao livro. E o livro acabou tornando-se um veículo de informação seletiva, pois somente lemos um livro que escolhemos ler, que queremos ler.

Muitas vezes, as pessoas tem dúvidas em como iniciar na leitura, como criar o hábito da leitura. E o primeiro passo é escolher um livro e ler, não tem outro jeito. De alguma forma, tem que iniciar lendo a primeira página.

A leitura é um hábito.

De acordo com o Dicionário Oxford, hábito significa:

substantivo masculino

1. maneira usual de ser, fazer, sentir; costume, regra, modo.
2. maneira permanente ou frequente de comportar-se; mania.

Portanto, ter o hábito da leitura é ter o costume de ler. E a leitura tem as suas vantagens. Ela pode proporcionar:

  1. Aumenta o foco e a concentração
  2. Fortalece o pensamento crítico
  3. Exercita o cérebro
  4. Estimula a criatividade
  5. Aprimora a escrita

Quando lemos um livro (físico ou digital), as funções cognitivas, como a concentração e o foco são trabalhados. Quando a história é boa e bem contada, difícil se distrair.

Um dos grandes benefícios da leitura no desenvolvimento é que, quando as pessoas são introduzidas em épocas e realidades diferentes, elas acabam estimulando reflexões, o que nos torna indivíduos melhores.

Enquanto a pessoa lê, ela realiza uma grande quantidade de sinapses, que são as conexões neurais. Isso quer dizer que esse hábito é como uma ginástica ao cérebro e, com isso, a função cerebral é favorecida.

A leitura é uma prática enriquecedora que traz muitas vantagens e aprimora habilidades do leitor, como a criatividade e aprimoramento da capacidade de expressão por meio de textos que favorece o conhecimento de novas palavras.

A leitura favorece, também, o estudo de costumes e hábitos de outras épocas descritas em suas histórias.

Um exemplo de "viagem no tempo e no espaço" é a história de meu livro "A Senhora do Parque", que se inicia no parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos, em 2017, e volta no tempo para uma Pequim (China) de 1907.  O estudo de costumes e hábitos chineses do início do século XX, foi fundamental para ilustrar e situar a história principal. 

Agora que você já sabe que a leitura é muito mais do que apenas ler, que tal iniciar esse hábito maravilhoso com o meu livro "A Senhora do Parque? Peça o seu exemplar pelo whatsapp (12) 98131-3071, ou pelo link do livro https://www.editoradagaleria.com/coming-soon-02-19 - envio para todo o Brasil).
Ficarei feliz em autografar o livro para você.

E aí? Gostou do artigo? Se gostou, curta, deixe seus comentários e compartilhe! 



Comentários

Postagens mais visitadas