PLOT TWIST: a reviravolta da história
Ahhh…preciso ser sincera: amo quando uma história está contemplada com o PLOT TWIST. Gosto de ser suspreendida com a tal reviravolta. Acredito que tenha a ver com a minha paixão pelo cinema, principal meio de divulgação de histórias com o PLOT TWIST.
Reviravolta em uma história é quando o enredo começa de um jeito e acaba de forma que surpreenda quem está o acompanhando. Essa fómula é muito utilizada em filmes e em enredos de livros também.
Eu mesma utilizei do plot twist em meus livros “A senhora do parque”, sua continuação “Além do tempo” e no enredo de “Quem você deixou de ser quando cresceu”.
Mas vamos entender melhor o que é PLOT e PLOT TWIST:
Em inglês plot significa enredo, trama ou ação. É uma história contada que apresenta começo, meio e fim.
Já twist significa torção ou volta, e nesse caso significa uma mudança brusca. Juntando os dois termos, o resultado é uma reviravolta inesperada na história. E é isso o que o plot twist é.
Um exemplo que se tornou muito popular está no filme O Sexto Sentido. Na trama, que acompanha um psicólogo (Bruce Willis) e seu paciente (Haley Joel Osment) que consegue ver pessoas mortas, o diretor M. Night Shyamalan conseguiu usar a narrativa para aplicar esse recurso de maneira inteligente.
Quando o filme termina, o público percebe que o psicólogo morreu no início da trama e que seu paciente também está vendo ele como mais uma pessoa morta.
Na literatura, a escritora Agatha Christie utilizou muito dessa prática para manter o interesse do público na obra, para normalmente surpreendê-los com uma revelação surpresa.
Assassinato no Expresso Oriente (1934, Agatha Christie): É perto da meia-noite quando a neve acumulada sobre os trilhos interrompe a jornada do Expresso Oriente, o mais famoso e luxuoso trem de passageiros do mundo, que liga a Ásia à Europa. A bordo, milionários, aristocratas, empregados – e um assassino. Porém, no mesmo vagão encontra-se ninguém menos que Hercule Poirot. Caberá ao meticuloso detetive investigar todos os passageiros e descobrir a identidade do ousado criminoso.








Comentários
Postar um comentário