MARKETING NÃO SÃO VENDAS? COMO ASSIM?

 

 


“Marketing não são vendas” foi uma das frases que mais disse em sala de aula quando fui docente de cursos de graduação e pós graduação e a que sempre gerou polêmica, discórdia e indignação dos alunos. Essa afirmativa se faz presente no imaginário de muita gente e recentemente, uma amiga lojista disse a mesma frase, o que me fez pensar em escrever este artigo.

Associar o Marketing às vendas é muito comum no pensamento de muita gente, principalmente do empreendedor e, de certa forma tem lógica, quando esse mesmo empreendedor observa as suas vendas aumentarem após uma ação de Marketing (aqui, temos outra confusão: achar que marketing é propaganda...mas isso é assunto para um outro artigo, ok?). 

Porém, nem todas as ações de Marketing visam aumento de vendas. Existem ações em que a marca, mesmo sendo voltada a um público segmentado, busca reforçar um posicionamento que acaba sendo absorvido por outras classes sociais, reforçando o seu conceito, a sua imagem. Vou citar alguns  exemplos: Chanel, Mercedes, Ferrari, Rolex, Louis Vuitton são marcas destinadas a um público que consome produtos de luxo, porém são reconhecidas por classes que não tem poder aquisitivo para consumi-las, mas são exatamente esses públicos que reforçam a imagem, o posicionamento e a exclusividade dessas marcas. O fato de não poder consumi-las é que define o seu posicionamento, tornando-se atrativa para o público elitizado.

O que estou afirmando tem sentido quando observamos que os consumidores tendem a valorizar os produtos que lhes garantam status, reconhecimento e posição social relevante, pois têm a percepção que desta forma conseguem influenciar as pessoas que os rodeiam. Deste modo, o reconhecimento, a exclusividade e a atenção constituem elementos relevantes na estratégia de marketing dessas marcas, não resultando em vendas essencialmente.

Existem algumas estratégias de Marketing visando vendas, outras não e isso vai depender da necessidade atual daquele produto/serviço/marca. É uma questão de identificar qual o objetivo a ser alcançado e, consequentemente, responder a pergunta: onde pretendemos chegar com essa ação?

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