O MARKETING DAS GALINHAS
“Botou um ovo, tem que cacarejar”. Essa frase eu ouvi
durante os anos em que trabalhei com um Diretor em uma instituição de ensino
superior. A primeira vez que ouvi, achei engraçada e hoje, o que posso afirmar
é que é uma frase verdadeira e certeira, principalmente no universo do marketing
atual. E por incrível que pareça, as galinhas entendem da importância da
informação a ser divulgada. Em um evento importante: o de botar o ovo/ produto,
torna-se necessário comunicar a todo o galinheiro/ mercado).
E, assim como na frase proferida pelo Diretor, as galinhas cacarejam
para mostrar onde botaram o ovo. Elas tentam convencer outras galinhas a
botá-lo ali também, porque uma galinha bota um ovo para se reproduzir. O
local de postura do ovo deve, portanto, ser seguro. O principal conteúdo de sua
informação é a segurança. É a que preserva a
reprodução de sua espécie.
Podemos afirmar, então,
que as galinhas são ótimas comunicadoras e entendedoras de marketing e com uma
informação precisa, divulgam o seu ovo. A informação está contida em seu
cacarejo. Interessante, não é mesmo?
A palavra “informação” é
a grande protagonista do processo de marketing das galinhas e dos humanos
também. Vivendo em um mundo totalmente conectado, o marketing atual se
fortalece nas informações que passamos e recebemos do mercado. Concluímos então,
que o marketing não vive sem a informação e que é importante saber definir o
que irá informar, a quem informar, como informar e quando
informar. Esse processo aparentemente simples, é um dos grandes entraves
para os empreendedores, pois definindo de forma errada, com certeza, a
informação passada poderá implicar em um resultado indesejado.
Estudando a Ciência da
Informação, nos deparamos com a definição de informação pelo autor Le Coadic em
seu livro “A Ciência da Informação, de 2004, que cita: “ a informação é um conhecimento
inscrito (registrado) em forma escrita (impressa ou digital), oral ou
audiovisual , em um suporte”. A informação comporta um elemento de sentido. É
um significado transmitido a um ser consciente por meio de uma mensagem inscrita em um suporte.
Acredito que grande
parte das dificuldades dos empreendedores seja definir, de forma coerente e
precisa, o conteúdo da informação que deseja transmitir ao mercado. Isso
acontece também com o marketing digital. Não é só postar e gerar conteúdos
aleatórios como grande parte dos empreendedores fazem. Já comentei bastante
sobre o motivo que o marketing digital não dá o resultado esperado no meu
artigo “Quando
o marketing digtal não dá o resultado esperado”.
Mas voltando ao
marketing das galinhas, o seu cacarejo, a sua informação, tem um objetivo
claro. As galinhas nos ensinam que para todo tipo de informação, tem que ter um
objetivo definido. O marketing dos humanos parte da definição: “onde
queremos chegar com essa ação?”
Portanto, devemos seguir
o exemplo das galinhas e, inicialmente, definir qual o objetivo de nossas ações
de marketing. Com certeza, alcançaremos o resultado desejado para o nosso
produto, serviço ou marca.
Você tem dúvidas sobre marketing? Solicite o atendimento online. Entre em contato pelo whatsapp (12) 98131-3071 e agende um horário. Ficarei feliz em ajudar.
E aí? Gostou do artigo?
Se gostou, curta, deixe seus comentários e compartilhe!



Comentários
Postar um comentário