O MARKETING DAS GALINHAS

 


“Botou um ovo, tem que cacarejar”. Essa frase eu ouvi durante os anos em que trabalhei com um Diretor em uma instituição de ensino superior. A primeira vez que ouvi, achei engraçada e hoje, o que posso afirmar é que é uma frase verdadeira e certeira, principalmente no universo do marketing atual. E por incrível que pareça, as galinhas entendem da importância da informação a ser divulgada. Em um evento importante: o de botar o ovo/ produto, torna-se necessário comunicar a todo o galinheiro/ mercado).

E, assim como na frase proferida pelo Diretor, as galinhas  cacarejam para mostrar onde botaram o ovo. Elas tentam convencer outras galinhas a botá-lo ali também, porque uma galinha bota um ovo para se reproduzir. O local de postura do ovo deve, portanto, ser seguro. O principal conteúdo de sua informação é a segurança. É a que preserva a  reprodução de sua espécie.

Podemos afirmar, então, que as galinhas são ótimas comunicadoras e entendedoras de marketing e com uma informação precisa, divulgam o seu ovo. A informação está contida em seu cacarejo. Interessante, não é mesmo?

A palavra “informação” é a grande protagonista do processo de marketing das galinhas e dos humanos também. Vivendo em um mundo totalmente conectado, o marketing atual se fortalece nas informações que passamos e recebemos do mercado. Concluímos então, que o marketing não vive sem a informação e que é importante saber definir o que irá informar, a quem informar, como informar e quando informar. Esse processo aparentemente simples, é um dos grandes entraves para os empreendedores, pois definindo de forma errada, com certeza, a informação passada poderá implicar em um resultado indesejado.

Estudando a Ciência da Informação, nos deparamos com a definição de informação pelo autor Le Coadic em seu livro “A Ciência da Informação, de 2004,  que cita: “ a informação é um conhecimento inscrito (registrado) em forma escrita (impressa ou digital), oral ou audiovisual , em um suporte”. A informação comporta um elemento de sentido. É um significado transmitido a um ser consciente por meio de uma mensagem  inscrita em um suporte.

Acredito que grande parte das dificuldades dos empreendedores seja definir, de forma coerente e precisa, o conteúdo da informação que deseja transmitir ao mercado. Isso acontece também com o marketing digital. Não é só postar e gerar conteúdos aleatórios como grande parte dos empreendedores fazem. Já comentei bastante sobre o motivo que o marketing digital não dá o resultado esperado no meu artigo “Quando o marketing digtal não dá o resultado esperado”.

Mas voltando ao marketing das galinhas, o seu cacarejo, a sua informação, tem um objetivo claro. As galinhas nos ensinam que para todo tipo de informação, tem que ter um objetivo definido. O marketing dos humanos parte da definição: “onde queremos chegar com essa ação?”

Portanto, devemos seguir o exemplo das galinhas e, inicialmente, definir qual o objetivo de nossas ações de marketing. Com certeza, alcançaremos o resultado desejado para o nosso produto, serviço ou marca.

Você tem dúvidas sobre marketing? Solicite o atendimento online. Entre em contato pelo whatsapp (12) 98131-3071 e agende um horário. Ficarei feliz em ajudar.



E aí? Gostou do artigo? Se gostou, curta, deixe seus comentários e compartilhe!

 

Comentários

Postagens mais visitadas